terça-feira, 2 de dezembro de 2008

RADAR MULTANOVA 6F






Multanova 6F

O radar Multanova 6F realiza o controlo do tráfego e monitoriza a velocidade dos veículos em pontos escolhidos das vias de rodagem. A velocidade dos veículos é medida através de um feixe preciso de radar que opera segundo o princípio Doppler. Um sinal é emitido por uma antena parabólica acoplada ao equipamento e reflectido quando o veículo passa. Em função da diferença de frequência emitida e recebida, calcula-se a sua velocidade. Toda vez que o limite de velocidade estabelecido é excedido, o aparelho regista a imagem do veículo, que pode ser usada mais tarde como prova da infracção. Nela consta a velocidade medida (km/h), a velocidade regulamentada para o local (km/h), número de identificação do equipamento, local (codificado ou não), número sequencial da imagem, o dia e a hora da infracção. O uso de tecnologia de detecção por reflexão de ondas oferece grande flexibilidade de aplicação, pois permite a instalação eventual do produto, para atender características especiais de tráfego, em períodos determinados. A montagem pode ser feita em tripé, veículos, pontes e passarelas e a operação é automática, pois os dados estatísticos e da imagem são registados sem a interferência do operador, que apenas realiza a fixação do radar e a programação dos parâmetros em cada local.
Funcionamento
A identificação da velocidade dos veículos monitorizados pelo Multanova 6F é realizada através de medição de frequências de ondas pelo princípio Doppler. Uma antena parabólica acoplada ao aparelho emite um sinal de radar, formando um feixe de leitura. Assim que um veículo entra neste feixe, parte do sinal é reflectido e recebido pela antena. Na unidade de processamento do equipamento a frequência transmitida é comparada à frequência reflectida, da qual deriva a velocidade efectiva do veículo medido. Se o veículo estiver em aproximação do radar a frequência do sinal reflectido aumenta e quando se estiver a afastar do radar a frequência reflectida será menor. Com base nesta mudança o Multanova 6F identifica automaticamente o sentido do veículo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

COMO FUNCIONA O FRIGORÍFICO


Pequena história do frigorífico
Em 1856, foi construído a primeira máquina refrigeradora, pelo australiano James Harrison, usando o princípio da compressão a vapor.
Este invento, foi o resultado da grande necessidade, que havia na época de refrescar a CERVEJA.
O primeiro frigorífico doméstico, só foi construído em 1913, sendo baptizado por DOLMERE “Domestil Electric Refrigerator” nos Estados Unidos da América.

COMO FUNCIONA O FRIGORIFICO
O motor do frigorífico é composto basicamente, por um compressor, um evaporizador e um condensador. No interior da caixa, existe uma serpentina (evaporizador) normalmente oculta, onde circula um gás comprimido muito frio. O calor dos alimentos é transferido para esta serpentina/gás, posteriormente o gás por força do compressor, é bombeado pela serpentina exterior (condensador) visível na parte posterior do equipamento, onde troca o calor pelo ar exterior, arrefecendo o gás e condensando-o. O líquido refrigerado passa por uma válvula de expansão, sofre um abaixamento de temperatura e consequente evaporação e auto-arrefecimento, de seguida este gás, entra novamente no frigorífico e completa-se o círculo termodinâmico.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EÓLICA.

A energia eólica, é obtida pela acção do vento, através
de grandes aerogeradores. Energia completamente limpa.
Apenas tem um pequeno senão, é modificar as paisagens
maravilhosas das nossas serras, mas por outro lado ao vermos
sobre algumas serras, aquele grande número de élices no ar
também podemos pensar, que ali se produz energia 100%
limpa, a qual é indespensável nos dias de hoje.

domingo, 12 de outubro de 2008

Mensagem de experiência


Este blogue é criado como TPC, de uma formação (EFA), espero que ajude todos a compreenderem melhor as energias alternativas e a poupar mais nas que são usadas tradicionalmente.